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Melhoria de Gestão Multitarefas de Projetos da Engenharia com Alteração Cultural

Publicado 02/03/2022

A gestão de projetos na engenharia torna-se um desafio exponencial principalmente que se trata de gestão multitarefas, é de suma importância ter uma metodologia pré-estabelecida para lidar com os problemas que aparecerão durante a transição das tarefas.

O desafio em si não se limita a gestão pessoal e se torna crítico quando é administrado em conjunto com os colaboradores e inserido no contexto cultural das organizações e é neste momento que existem os conflitos e a necessidade de uma boa cultural organizacional. Para que possamos criar uma cultural organizacional concisa é necessário tempo e objetivos claros, para que os membros da empresa possam colaborar ativamente para a melhoria.

A gestão multitarefas para o engenheiro, se torna uma arte que oscila entre as qualidades técnicas e cognitivas, onde o profissional que tem a habilidade de se organizar e traçar um plano de melhoria continua da gestão se torna um bom gestor de projetos multitarefas. O gerenciamento de projetos na prática tem diversos desafios e um dos objetivos da gestão multitarefas é ter eficiência, não deixando que as transições entre as tarefas despendam um tempo maior do que o planejado (ESPINHA, 2021). É neste ponto que devemos ter o conhecimento que algumas alterações de hábito e alterações culturais organizacionais podem nos ajudar a melhorar o aproveitamento e eficiência das tarefas.

Podemos perceber que a melhoria na gestão multitarefas reflete diretamente na gestão dos diversos setores, sendo um catalisador para a melhoria continua. Temos diversos casos para que possamos chegar neste modelo de gestão, tanto o profissional que já era da área da gestão quanto o profissional que foi somando competências até chegar na gestão multitarefas, o que é unanime é a necessidade de aplicar uma gestão e que essa gestão se adapte tanto ao profissional quanto a cultura da empresa, desse modo possibilitando uma sinergia benéfica para o desenvolvimento dos projetos (BORGES, 2021).

Como citado por Rabello (2017) como diversos autores sobre gestão de projetos tem uma atenção especial para a área de gestão multitarefas, pois é uma área que tem grande facilidade para levar o gestor à exaustão física ou psicológica, por este motivo é que devemos ter o conhecimento das limitações e as ferramentas necessárias para que possamos melhorar a gestão e que no que tange à alteração de cultura organizacional possamos trata-la como uma possibilidade e não como um ponto de inflexão.

Com a dinâmica do mercado de trabalho é imprescindível a necessidade de um gestor ter uma boa gestão multitarefas, com uma boa base teórica pode-se enriquecer e embasar as decisões que serão tomadas para uma melhor gestão. Nesse contexto temos uma certa resistência natural as mudanças, sejam elas na esfera administrativa ou no operacional.

Por ser uma parte da gestão de projetos a gestão multitarefas tem sua importância exposta principalmente quando se é necessário estruturar uma gestão que já chegou em um nível que não mais pode ser administrada sem as devidas ferramentas. Comumente o ápice da necessidade do início da implantação é uma situação catastrófica ou anunciadamente problematizada (LUDWIG, 2015).

Um ponto crucial para a mudança cultural é ter como parâmetro as tarefas que devem ser executadas e organizá-las devidamente para que elas sejam executadas com o correto contexto e o tempo de cada tarefa não tenha que ser parado e cause perdas de tempo por mudança de contexto.

Autor: ENG. JONATHA A C SANTOS - ENG. JONATHA A C SANTOS

👉 ASSEAG e Crea/SP, Bacharel em Engenharia mecatrônica, Pós Graduação em Gestão de Projetos, Técnico em eletroeletrônica, Eletricista manutenção Industrial.

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