asseag

Home > Blog > patologia_e_gestao

PATOLOGIA E GESTÃO NA MANUTENÇÃO HIDRÁULICA

Publicado 20/10/2021

Importante ressaltar que os sistemas hidráulicos e sanitários são responsáveis pela saúde, higiene e segurança de todos os condôminos, deste modo devem ser introduzidos à edificação de tal forma que possam garantir a segurança deles, pois é essencial à vida.

Em consequências das falhas do sistema, têm sido elevadas às incidências de manifestações patológicas nos Sistemas Prediais Hidráulicos e Sanitários das edificações por múltiplos motivos, que faço questão de citar alguns mais a frente, entre os quais a grande variedade de materiais e componentes que, por muitas vezes não têm sua instalação adequada às nomas vigentes, assim trazendo grandes transtornos aos moradores com serviços de manutenção corretiva não planejados, seja com as instalações, falhas nos componentes, vida útil de utilização dos materiais utilizados, condições de exposição inadequadas ou mal planejadas.

Nesse texto é feito um estudo sobre os alguns problemas que ocorrem em instalações hidráulicas com mau planejamento executivo, erros em projetos com dimensionamento inadequado, erro na escolha de materiais e falta de atenção às normas e especificações do fabricante.

Entendido um problema patológico, como uma situação em que o edifício ou uma sua parte, num determinado instante da sua vida útil, não apresenta o desempenho previsto que era esperado.

Assim, devendo ser identificado o problema de modo geral a partir das manifestações ou sintomas patológicos que se traduzem por modificações estruturais e ou funcionais no edifício ou na parte afetada, representando os sinais de aviso dos defeitos surgidos.

Conhecido o problema e corretamente interpretado, podem conduzir ao entendimento do problema, possibilitando a sua resolução a partir de uma intervenção, cujo nível estará vinculado, principalmente, à relação entre o desempenho estabelecido para o produto e o desempenho constatado.

Dentre vários problemas possíveis de ocorrer, destaco o cuidado no isolamento de área e plano de ação quando é verificado um problema de infiltração em que existem revestimentos, pois é iminente o risco destes se desprenderem da alvenaria, neste caso uma atenção minuciosa sobre as causas, com o conjunto de etapas que deverão ser tomadas para sanar o problema, causa e feito, buscando assim, evitar problemas futuros.

Preliminares a serem observados:

Causa: é a razão primária da manifestação patológica, configurando-se na justificativa mais evidente para o seu surgimento, pois descreve o fato;
Natureza: é a razão secundária da manifestação patológica, está ligada aos aspectos produtivos do revestimento;
Origem: é o ‘por que’ da manifestação patológica.
Explica a razão principal para o seu surgimento, estando diretamente ligada às etapas do processo de produção.

Levantamento in loco

vistoria do local deve ser realizada por um técnico que fará a verificação visual do problema inicialmente, dando início a inspeção sobre o problema. Essa verificação deve seguir o procedimento que objetive a conclusão do problema, com o apontamento de sua causa

Eng. Civil Odair Camargo Freire Filho.

👉 ASSEAG e Crea/SP, sempre preocupada na valorização da categoria.

Associe-se

Faça parte da ASSEAG você também

Começe Já!

ENTRE EM CONTATO


ENDEREÇO
Rua Guadelino Fanganiello, 03 Guarulhos | SP

TELEFONES
11 2456-4000
11 2456-4229

CONTATO
asseag@asseag.com.br

LOCALIZAÇÃO


© Desenvolvido por MídiaKitCom® Comunicação