asseag

Home > Blog > plastico_heroi_ou_vilao

Plástico Herói ou Vilão?

Publicado 25/02/2022

Considerado uma grande invenção do homem ao revolucionar a vida moderna face às suas milhares de aplicações, o plástico se transformou algumas décadas após seu advento em um grande desafio para o meio ambiente, talvez o maior desafio ambientai do século XXI.

Face ao baixo custo quando fabricado em larga escala e o menor impacto ao meio ambiente comparado a produção de outros materiais, rápida e exponencialmente o plástico ganhou espaço após a segunda guerra mundial, período em que as grandes economias aceleraram sua industrialização, gerando importante expansão da indústria petroquímica que desenvolveu inúmeros materiais plásticos para as mais diversas aplicações.

A vida moderna e suas demandas levaram o homem a buscar soluções que aportassem conforto e praticidade em suas atividades, exemplo disso são os descartáveis de plástico como: copos, canudos e talheres, e, como não lembrar das garrafas Pet, das sacolinhas plásticas e tantos outros itens que parecem ser indispensáveis.

Em que pese o fato do plástico parecer uma solução menos agressiva ao meio ambiente quando olhamos para seu processo produtivo e comparamos a alternativas como o alumínio, por exemplo, que consume mais água para ser fabricado, ao considerar os resíduos gerados pelos plásticos de uso único que são lançados ao meio ambiente e invariavelmente vão parar nos aterros sanitários, nos rios e mares, percebemos o tamanho da conta ambiental a se pagar, pois os plásticos comuns tem um tempo elevadíssimo de decomposição, chegando a centenas de anos e, contaminando de maneira agressiva o meio ambiente.

Segundo a ONU, apenas 9% de todo o plástico produzido no mundo até hoje foi reciclado e acima de 40% do plástico produzido nos últimos 150 anos foi usado apenas uma vez.

Para virar esse jogo, é preciso incentivar a reciclagem e abrir caminho para alternativas como o PLA ou “Poliácido Láctico”, um polímero sintético que em condições ideais é compostável, reciclável e biodegradável.

Autor: Tecnólogo Fernando Otacílio Mairink

👉 ASSEAG e Crea/SP, sempre preocupada na valorização da categoria.

Associe-se

Faça parte da ASSEAG você também

Começe Já!

ENTRE EM CONTATO


ENDEREÇO
Rua Guadelino Fanganiello, 03 Guarulhos | SP

TELEFONES
11 2456-4000
11 2456-4229

CONTATO
asseag@asseag.com.br

LOCALIZAÇÃO


© Desenvolvido por MídiaKitCom® Comunicação