asseag

Home > Blog > seguranca_profissional

SEGURANÇA DO PROFISSIONAL

Publicado 08/10/2021

SEGURANÇA DO PROFISSIONAL DA CONSTRUÇÃO EM INSPEÇÕES

Pressionado pelo cronograma apertado, preocupado com a qualidade dos serviços e atento para as condições de segurança dos operários, o Responsável pela Obra muitas vezes esquece da sua própria segurança pessoal.

Publicado no Diário oficial da União do dia 3 de maio de 2019, a Resolução n0 1.116 do CONFEA estabelece que as obras e os serviços no âmbito da Engenharia e da Agronomia são classificados como serviços técnicos especializados, por serem objeto de soluções específicas e tecnicamente complexas de modo que não podem ser definidos a partir de especificações usuais de mercado, como se fosse um trabalho comum, rotineiro e repetitivo.

Não existe uma obra igual à outra e andar por dentro de uma obra em execução requer atenção e cuidados especiais pois as partes do edifício como escadas, corredores e rampas encontram-se apenas semi-construídas estando apoiadas por cimbramentos e outros dispositivos construtivos salientes além dos equipamentos como guindastes e betoneiras com partes móveis que podem provocar acidentes inesperados, de modo que, o Arquiteto e o Engenheiro que acompanham a construção precisam dispensar atenção especial no seu deslocamento dentro da obra e mesmo com todos os cuidados que se possa tomar ainda podem ocorrer acidentes com tropeços e quedas.

Outra situação mais crítica ainda é o caso de vistoria pericial em estrutura com sintomas aparentes de risco de desabamento iminente. Uma simples trinca que surgiu repentinamente no subsolo de um prédio ou um pequeno recalque diferencial num viaduto em via pública e até mesmo a indicação alarmante de piezômetros instalados no corpo de uma barragem acenam para uma situação de risco iminente e a inspeção não pode ser feita imaginando que estrutura vai estar lá, firme, à disposição dos engenheiros que objetivam coletar sintomas e indícios da existência de problemas estruturais.

A indústria dos equipamentos de segurança pessoal está em constante aperfeiçoamento e a cada dia lança mais e mais novidades. Cinto de Segurança de Três pontos, de Cinco Pontos, Talabarte, TravaQueda e mais um cem número de partes, peças e componentes todos com os certificados válidos devem compor os itens de segurança de um bom Arquiteto e um bom Engenheiro quando em visita a uma obra

Autor: ROBERTO WATANABE - Engenheiro civil
👉 ASSEAG e Crea/SP, sempre preocupada na valorização da categoria.

Associe-se

Faça parte da ASSEAG você também

Começe Já!

ENTRE EM CONTATO


ENDEREÇO
Rua Guadelino Fanganiello, 03 Guarulhos | SP

TELEFONES
11 2456-4000
11 2456-4229

CONTATO
asseag@asseag.com.br

LOCALIZAÇÃO


© Desenvolvido por MídiaKitCom® Comunicação